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O açougue é um dos setores mais importantes do supermercado, tendo uma participação média de mais de 20% sobre a venda total da loja.

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Além de ser responsável por uma grande fatia do faturamento, o açougue no supermercado pode ser importante para outros diversos fatores.

Como dificilmente alguém vai ao seu supermercado com a intenção de comprar apenas a carne quando ele sai da sua loja ele passa no caixa com outros itens. Se você não tiver um bom açougue você pode deixar de fazer uma venda que poderia ser valiosa para o seu supermercado. Hoje o cliente, busca praticidade, comodidade e qualidade no mesmo lugar.

1. Trabalhe somente com produtos de alta qualidade

Para aumentar as vendas no açougue, é essencial que você trabalhe somente com produtos de qualidade. Atenção: não estamos falando de apenas trabalhar com produtos “premium” ou “gourmet”, mas sim que todos os alimentos do setor tenham QUALIDADE, independentemente de ser uma carne mais nobre ou não.

O açougue mexe diretamente com produtos perecíveis e delicados, por isso é tão importante avaliar esse ponto com atenção. Para isso, conheça muito bem quem são os seus fornecedores e pesquise informações como:

  • Histórico da empresa;

  • Verificar se ela cumpre, em todas as etapas, as normas da vigilância sanitária;

  • Saber como será o transporte da carne até o seu supermercado – afinal, é preciso que ele seja feito por meio de um caminhão especializado, com refrigeração;

  • Conhecer a procedência e demais informações sobre cada carne; 

Acredite: os seus consumidores sabem a diferença ao comprar uma carne de qualidade. E, quando isso acontece, eles são mais propensos a comprar no seu supermercado.

2. Padronize os cortes e as transformações

Se você quer aumentar as vendas no açougue é essencial manter uma padronização no setor. O cliente que vai ao seu supermercado e compra as carnes do açougue deseja sempre encontrar os produtos no mesmo padrão de qualidade.

Por isso, mantenha a padronização nos cortes e nas possíveis transformações que você fizer nos alimentos. 

Se necessário, antes de chegar ao resultado final da padronização, faça testes até descobrir quais são os cortes e transformações que mais fazem sucesso na sua loja. Também, caso decida testar algo novo, informe a novidade aos clientes e sugira que eles experimentem e depois digam o que acharam da novidade. 

Isso mostra um cuidado da sua loja em atender as necessidades dos clientes, ouvi-los, e, também, trazer novidades para o seu supermercado.

3. Para  aumentar as vendas no açougue, tenha uma equipe muito bem treinada 

Para aumentar as vendas no açougue é extremamente importante contar com profissionais altamente qualificados. Lembre-se que o açougueiro executa um papel fundamental para o sucesso do setor.

Além de ele precisar saber como manusear as carnes de maneira técnica e correta, ele também precisa saber como utilizar todos os equipamentos do açougue, como armazenar as carnes, como prepará-las para a venda, entre outros.

Ainda, ele deve ter conhecimento sobre as normas de limpezas estabelecidas para o açougue e, vale ressaltar que este profissional mantém um relacionamento direto com o cliente. Ou seja: ele é muito mais do que um “preparador de carne”.

São vários os clientes que procuram dicas e orientações sobre qual tipo de carne comprar e o açougueiro deve saber como prestar esse serviço com qualidade, proatividade e muito conhecimento. 

4. Mostre nas suas redes sociais que o seu supermercado é especialista no assunto 

Para aumentar as vendas no açougue mostre que o seu supermercado é entendido do assunto. Mas… Como fazer isso? Pois bem: uma boa maneira de mostrar a sua autoridade no assunto é utilizar as suas redes sociais a seu favor. Você pode:

  • Fazer postagens com receitas que utilizam diversos tipos de carne;

  • Convidar um chefe conhecido para explicar sobre o preparo de carnes;

  • Fazer stories quando abastecer o setor, mostrando que o açougue está com cortes fresquinhos e de qualidade;

  • Contar curiosidades sobre diferentes tipos de cortes de carne, entre outros.

Além das redes sociais, que tal fazer um encarte com receitas para um churrasco especial? Esse encarte pode ser enviado de forma segmentada via SMS para os clientes que já costumam comprar do setor!

5. Entenda a importância da exposição da carne

A forma a qual você vai expor as carnes é fator essencial para aumentar as vendas no açougue. Assim sendo, garanta que o setor tenha uma iluminação boa, que favoreça o trabalho do açougueiro e a visão dos clientes.

Além disso, a higiene é fundamental para garantir o sucesso do seu açougue. Combata a todo custo moscas e outros insetos que podem pairar sobre a região e, também, evite o mau cheiro, mantendo a limpeza dos equipamentos como uma ação constante.

6. Para aumentar as vendas no açougue, planeje estratégias de marketing específicas para o setor 

Conte com o apoio do setor de marketing para aumentar as vendas no setor. Além de destacar o departamento nas suas redes sociais, verifique a possibilidade de fazer outras ações voltadas para o setor, como:

  • Sorteios de kit churrasco, por exemplo;

  • Campanhas segmentadas para clientes que já costumam consumir carnes do seu supermercado;

  • A inclusão de cortes específicos no seu Clube de Descontos, aumentando a taxa de cadastros no Clube – e, assim, você passa a conhecer melhor um maior número de clientes. 

7. Crie oportunidades para vendas por impulso

Dificilmente uma pessoa vai até o seu supermercado apenas para comprar carne e não compra outras coisas. Por isso, estimule as vendas por impulso apostando em uma boa layoutização de loja e boas oportunidades de cross selling.

Uma boa dica é posicionar, próximo ao açougue, produtos que costumam ser adquiridos juntamente com a carne. Vale ressaltar que esses itens variam de acordo com cada supermercado, afinal, cada estabelecimento tem seu perfil de público específico, dados de consumo e muito mais.

Entretanto, alguns produtos que podem fazer sucesso na compra por impulso são: 

  • Pão de alho;

  • Queijo coalho;

  • Azeites e temperos;

  • Cervejas especiais;

  • Carvão;

  • Acessórios para churrasco, como facas, espetos, fosforo, acendedor. 

8. Se possível, ofereça uma sessão de autosserviço e, também, um balcão de atendimento

Hoje, mais do que nunca, é preciso fazer um atendimento agilizado e de qualidade para os clientes. Por isso, para aumentar as vendas no açougue do seu supermercado, verifique a possibilidade de oferecer tanto um setor de autosserviço, em que o cliente pega da geladeira os cortes de carne que deseja, quanto um balcão de atendimento. Entenda que esses serviços são complementares, e não excludentes.

É comum que o mesmo cliente possa procurar produtos do autosserviço quando vai à loja para uma visita mais rápida e, quando está com mais tempo, busque pelo atendimento do açougue para fazer uma compra maior ou mais específica.

Também, ressaltamos que o atendimento em balcão, quando é feito por um profissional:

  • Atencioso;

  • Ágil;

  • Que mostra conhecimento sobre o assunto e sabe dar boas sugestões aos clientes;

  • Prestativo;

  • Disposto a ajudar, entre outros,

É uma poderosa ferramenta de fidelização para o consumidor dessa categoria de alimentos, uma vez que possibilita um atendimento personalizado e de confiança.

9. Verifique a possibilidade de ter uma área de preparo à vista

Uma boa dica para aumentar as vendas no açougue é aplicar um conceito de design importado dos restaurantes: o de criar uma “vitrine” para a cozinha. Aqui, a ideia é trazer essa visão de “aquário” para o setor de carnes do supermercado. Isso permite que os clientes consigam acompanhar, de forma transparente (literalmente!) o trabalho dos açougueiros.

Essa estratégia, além de deixar o departamento com um toque mais moderno, aumenta a sensação de higiene e segurança aos clientes. Afinal, todo o trabalho pode ser acompanhado por eles.

10. Para aumentar as vendas no açougue, tenha uma excelente comunicação visual

Com o consumidor fazendo compras mais rápidas, fazer uma sinalização adequada dos diferentes tipos de carnes e cortes pode ser um diferencial para aumentar as vendas no açougue do seu supermercado.

Assim, além de deixar bem identificado onde fica o açougue no seu varejo, coloque placas e/ou sinalizadores que mostrem onde estão os cortes bovinos, aves, suínos, linguiças, entre outros. Também, é claro, lembre-se sempre de deixar o preço dos produtos bem visível.

Assim, antes mesmo de os clientes efetivamente chegarem até o setor de carnes, já saberão onde estão os cortes que desejam e o valor deles. Isso facilitará o fluxo dentro da loja e ajudará a promover uma experiência de compras mais positiva aos consumidores. 

11. Ofereça produtos semiprontos, que facilitem a vida do seu cliente

Enquanto algumas pessoas gostam de comprar a carne “in natura”, outras preferem adquirir cortes semipreparados. Por isso, você pode pensar em preparar uma linha de produtos temperados e semiprontos.

Cortes suínos, bovinos e de ave já preparados para o churrasco, assim como cortes de cordeiro já temperados, podem fazer sucesso. Além disso, outras opções são:

  • Bifê a rolê;

  • Espetinhos;

  • Kaftas;

  • Linguiças especiais;

  • Bifes à milanesa;

  • Hambúrgueres; 

  • Cortes marinados em temperos diferentes, etc.

Essas são algumas opções interessantes para agregar valor aos produtos e aumentar as vendas no açougue.

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