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Como Preparar O Seu Mercadinho ou Supermercado Para A Black Friday?

Um dos mais importantes eventos no calendário do varejo é a Black Friday, a última grande oportunidade de vendas para varejistas antes do natal. Ele vai acontecer sempre na última sexta-feira de novembro.

A Black Friday é uma verdadeira oportunidade de compra, pelo lado dos clientes, e um ótimo momento para aumentar as vendas isso vendo o lado dos donos de supermercados e mercadinhos. Mas a Black Friday deve ser trabalhada da maneira certa.

Veja a seguir o que essa data significa para o varejo e saiba como preparar o seu supermercado, mercado ou mercadinho para a Black Friday ter sucesso nas vendas durante o evento.

O Que É A Black Friday?

A Black Friday foi criada por volta de 1990, nos Estados Unidos, uma tradição do país, realizada um dia após a comemoração de Ação de Graças, feriado no país. É o momento que inaugura a temporada de compras natalícias com significativas promoções.

Chegou No Brasil Quando?

Foi em 2010 que o termo Black Friday chegou no Brasil e caiu nas graças de varejistas de todo o país. Após isso, grandes comércios começaram a oferecer descontos e promoções nessa data.

Em todos os anos as vendas durante a Black Friday bateram recordes no Brasil.

Veja a seguir algumas dicas para você se sair bem em suas campanhas e poder aumentar as vendas do seu supermercado e melhorando o seu posicionamento no mercado, vender mais e aumentando os seus lucros.

Black Friday Nos Supermercados

O setor supermercadista foi um dos únicos que não fecharam as portar durante a pandemia. A propósito, em dezembro de 2020, as vendas apresentaram alta de 18,13%, em comparação com o mês anterior, e alta de 11,54%, em relação ao mesmo mês do ano de 2019, segundo dados do IPCA/IBGE.

Por isso, a Black Friday é uma oportunidade imperdível para aumentar os números do ano.

Para te ajudar a realizar uma campanha efetiva, sem sustos e prejuízos, continue lendo este artigo, temos algumas dicas para você.

Como Montar Uma Estratégia De Vendas Para A Black Friday Em Supermercados?

-Faça o planejamento com antecedência. Preparar o supermercado para a Black Friday não é da noite para o dia, é necessário muita estratégia, que vão desde os detalhes de divulgação até quais serão as promoções no período e qual período vai sua Black Friday.

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-Realize um plano estratégico com ofertas de produtos da lista de desejos pelos seus clientes. Para isso, é muito importante que você conheça o seu público. Mas não se esqueça de que esse momento é uma ótima oportunidade para desencalhar algumas mercadorias dos estoques.

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-Se prepare para receber os seus clientes. Amplie o horário de funcionamento das lojas comece às 06h da manhã e termine às 23h. Dessa forma, você pode aumentar o número de clientes que visitam sua loja, antes e depois do horário comercial.

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-Aproveite os recursos que a tecnologia oferece e diversifique os meios de pagamento. Oferecer praticidade é essencial para se destacar em qualquer área do mercado. Dentro de supermercados é um grande diferencial. E como diz o ditado, quem sai na frente bebe água limpa. Quem oferece facilidade para os clientes, consegue os fidelizar. Sendo assim, aceite diferentes formas de pagamentos, como o PIX, por exemplo, quanto mais formas aceitar melhor.

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-Conte com o auxílio da tecnologia, pois ela é uma grande amiga do supermercadista. Aposte em recursos que otimizem a rotina da sua equipe e que alcance o seu público, como sistema de gestão, app, e-commerce, aplicativos, entre outros. Considere sempre o comportamento de compra do consumidor.

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Para que o seu supermercado tenha uma posição de destaque em meio a concorrência, é preciso se atentar aos detalhes e ficar por dentro de todas as novidades disponíveis no mercado.

PONTOS IMPORTANTES

Estoque :

Além de bom atendimento, ótimas ofertas, seu negócio deve estar com o estoque abastecido, porque a procura vai crescer caso você anuncie as ofertas.

Para investir na Black Friday é preciso ter planejamento para atender essa alta demanda. Você precisa disponibilizar uma quantidade certa de produtos e para isso, realizar um inventário de controle de estoque, antes desse período, é algo muito importante a ser feito.

Pois, se houver ruptura, isso pode impactar na satisfação do público, prejudicar suas vendas e invalidar a campanha de Black Friday. No entanto, faça um cálculo e tenha uma meta de vendas, pois, caso sobrem muitos produtos, o prejuízo pode ser grande.

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Abastecimento : 

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Outro aspecto muito importante é o abastecimento dos estoques. Pois, se os fornecedores não disponibilizarem as mercadorias em tempo hábil, pode prejudicar as vendas e comprometer toda a campanha.

Por isso, para preparar o supermercado para a Black Friday, é importante que você tenha um cronograma que considere a realização dos cadastros, formulação de preço, fotos e etc. Para que você tenha uma boa experiência de venda e evite dores de cabeça.

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Logística : 

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Preparar a logística na Black Friday, também é um ponto muito importante neste processo. Principalmente lembrando que seu DELIVRE vai sofrer uma demanda maior de entregas. 

Com a alta demanda de pedidos e também de chegada de mercadorias, arquitetar um plano para atender o público, sem ter prejuízos financeiros e nem comprometer a experiência do cliente é um grande desafio.

Para superá-lo, você terá que identificar a demanda e estruturar a logística, pensando em atender o seu cliente em qualquer ponto da cadeia de distribuição. 

 

 

 

 

 

 

 

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Cuidado Com A Black Fraude

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Outro ponto de destaque para a campanha da Black Friday é oferecer descontos reais, para não virar “Black Fraude”.

Para quem não conhece a expressão, é quando o comerciante aumenta seu preço antes da semana de promoções para ele vender o seu produto com quase nenhum desconto. Esse método acaba com a credibilidade da marca, pois a opinião pública vai gerar um marketing negativo pesado contra sua empresa.

Para isso não acontecer, a palavra é planejamento. Se organize, negocie com fornecedores, pense em cada detalhe do seu negócio, se antecipe aos problemas, assim as chances de você conseguir verdadeiros descontos são maiores.

Lembre-se que o consumidor, nesse período, quer preço, e exige descontos reais. Então, proporcione isso e faça uma boa campanha em cima da estratégia montada.

Relacionamento

Técnicas modernas e adequadas ao seu supermercado

O período da Black Friday é excelente para criar e manter laços com os clientes. Deixe sua base de contatos informada, envie dicas sobre mercado, tendências, curiosidades, entre outros. Use a criatividade!

Relacione com o seu lead de forma pessoal e humanizada antes da Black Friday, pois assim você já começa a estimulá-lo a fechar a compra na data do evento.

Fazer esse tipo de contato faz sua marca ser lembrada e agrega valor ao seu produto, mas evite falar de venda o tempo todo, viu?

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Invista Em Marketing Digital

Técnicas modernas para o seu supermercado

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Por último, mas não menos importante, temos o marketing digital. Algumas ações da área já foram citadas neste artigo, como as ofertas e descontos reais, relacionamento com lead, entre outros, mas, boas dicas nunca são demais, não é mesmo?

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Então, para preparar o seu supermercado para a Black Friday, invista em estratégias nas redes sociais, seja presente e interaja com o seu público. Com pouco investimento empregado nos links patrocinados, você pode ter um retorno satisfatório para sua campanha. Então, não perca tempo!

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Pense também na identidade visual do seu site, um website organizado e eficaz faz toda a diferença. Sendo assim, tenha uma excelente equipe de marketing para contribuir com toda a identidade da campanha e desenvolver uma estratégia eficaz.

Além disso, o marketing digital pode ser eficaz e amarrar toda a sua campanha, com e-mails marketing, anúncios estratégicos e conteúdos de valor, é possível atrair ainda mais o público.

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Portanto, se o seu supermercado tem um e-commerce, essa é uma dica de ouro para estruturar uma boa campanha de vendas durante a black friday. Acione o seu time de TI e deixe o site impecável para receber o público.

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Conte Com a Tecnologia

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De uma coisa é certa, o futuro do supermercado depende do auxílio da tecnologia. Pois, perante  todas as necessidades para preparar o supermercado para Black Friday e criar uma campanha de sucesso, reduzindo ao máximo o risco de falhas, fazendo tudo no manual você não vai garantir 100% dos resultados.

 

Um sistema de gestão podem otimizar todos os processos da equipe, reduzir os erros e apresentar números em cima de toda a sua estratégia, para então, direcionar tomadas de decisão assertivas.  

Com essas dicas desse artigo, você vai poder se planejar melhor para fazer a maior Black Friday da história do seu supermercado.

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Conte Com a Comunicação Visual

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Saber como preparar uma comunicação para a Black Friday vai muito além de apenas divulgar suas promoções. É preciso ter sua linha de comunicação com antecedência para a data, a fim de aumentar a expectativa e chamar a atenção de mais clientes na sexta-feira. E na hora de elaborar a comunicação visual, podemos destacar alguns itens que você pode aplicar em seu comércio, como: cartazes, splash, placas e muito mais com preços especiais. 

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Com isso seu cliente saberá o valor de tudo sem precisar perguntar e se sentirá à vontade dentro da loja para pesquisar e comparar os preços. Para isso é importante facilitar a maneira que o consumidor encontrará as promoções. A aplicação de etiquetas Black Friday nas prateleiras dos produtos ajuda a sinalizar que o produto se encontra em promoção, assim como a utilização de wobblers nas prateleiras que destaca e chama a atenção para aqueles preços mais impactantes. 

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Capriche na sua fachada

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Sua fachada é a porta de entrada para atrair e despertar a atenção de mais clientes. Durante a Black, ela funciona como um indicador para mostrar ao cliente que você está no jogo, com promoções e também como um painel para a divulgação dos descontos que estão sendo oferecidos pelo seu supermercado, o que a torna um dos principais focos para montagem durante a data. 

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Destaque os produtos com descontos

usando splash e cartazes

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Os cartazes e splash podem ser colocados próximo à entrada da loja para divulgação, também pode ser colocado na lateral ou pendurado ao lado do produto para indicar sua oferta. São opções baratas e eficientes para divulgação de campanhas de marketing, e possuem um poder de atração para chamar mais atenção para os maiores descontos. 

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Tenha uma comunicação visual harmoniosa 

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Embora a Black Friday exija uma comunicação mais atraente, é importante que todos os elementos visuais sejam coordenados entre si e alinhados com a linha visual da loja para criar um ambiente agradável.

Apesar de parecer uma tarefa um pouco difícil, saber como preparar uma comunicação para a Black Friday de maneira correta é essencial donos de mercantis aumentarem as suas vendas e ampliarem a sua base de clientes. 

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Uma peça importante 

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Só faltou agora uma peça importante de venda da Black Friday.... é quem expõe os cartazes nos produtos sempre com a melhor arte o cartazista.

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