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Como Preparar O Seu Mercadinho ou Supermercado Para A Black Friday?

Um dos mais importantes eventos no calendário do varejo é a Black Friday, a última grande oportunidade de vendas para varejistas antes do natal. Ele vai acontecer sempre na última sexta-feira de novembro.

A Black Friday é uma verdadeira oportunidade de compra, pelo lado dos clientes, e um ótimo momento para aumentar as vendas isso vendo o lado dos donos de supermercados e mercadinhos. Mas a Black Friday deve ser trabalhada da maneira certa.

Veja a seguir o que essa data significa para o varejo e saiba como preparar o seu supermercado, mercado ou mercadinho para a Black Friday ter sucesso nas vendas durante o evento.

O Que É A Black Friday?

A Black Friday foi criada por volta de 1990, nos Estados Unidos, uma tradição do país, realizada um dia após a comemoração de Ação de Graças, feriado no país. É o momento que inaugura a temporada de compras natalícias com significativas promoções.

Chegou No Brasil Quando?

Foi em 2010 que o termo Black Friday chegou no Brasil e caiu nas graças de varejistas de todo o país. Após isso, grandes comércios começaram a oferecer descontos e promoções nessa data.

Em todos os anos as vendas durante a Black Friday bateram recordes no Brasil.

Veja a seguir algumas dicas para você se sair bem em suas campanhas e poder aumentar as vendas do seu supermercado e melhorando o seu posicionamento no mercado, vender mais e aumentando os seus lucros.

Black Friday Nos Supermercados

O setor supermercadista foi um dos únicos que não fecharam as portar durante a pandemia. A propósito, em dezembro de 2020, as vendas apresentaram alta de 18,13%, em comparação com o mês anterior, e alta de 11,54%, em relação ao mesmo mês do ano de 2019, segundo dados do IPCA/IBGE.

Por isso, a Black Friday é uma oportunidade imperdível para aumentar os números do ano.

Para te ajudar a realizar uma campanha efetiva, sem sustos e prejuízos, continue lendo este artigo, temos algumas dicas para você.

Como Montar Uma Estratégia De Vendas Para A Black Friday Em Supermercados?

-Faça o planejamento com antecedência. Preparar o supermercado para a Black Friday não é da noite para o dia, é necessário muita estratégia, que vão desde os detalhes de divulgação até quais serão as promoções no período e qual período vai sua Black Friday.

-Realize um plano estratégico com ofertas de produtos da lista de desejos pelos seus clientes. Para isso, é muito importante que você conheça o seu público. Mas não se esqueça de que esse momento é uma ótima oportunidade para desencalhar algumas mercadorias dos estoques.

-Se prepare para receber os seus clientes. Amplie o horário de funcionamento das lojas comece às 06h da manhã e termine às 23h. Dessa forma, você pode aumentar o número de clientes que visitam sua loja, antes e depois do horário comercial.

-Aproveite os recursos que a tecnologia oferece e diversifique os meios de pagamento. Oferecer praticidade é essencial para se destacar em qualquer área do mercado. Dentro de supermercados é um grande diferencial. E como diz o ditado, quem sai na frente bebe água limpa. Quem oferece facilidade para os clientes, consegue os fidelizar. Sendo assim, aceite diferentes formas de pagamentos, como o PIX, por exemplo, quanto mais formas aceitar melhor.

-Conte com o auxílio da tecnologia, pois ela é uma grande amiga do supermercadista. Aposte em recursos que otimizem a rotina da sua equipe e que alcance o seu público, como sistema de gestão, app, e-commerce, aplicativos, entre outros. Considere sempre o comportamento de compra do consumidor.

Para que o seu supermercado tenha uma posição de destaque em meio a concorrência, é preciso se atentar aos detalhes e ficar por dentro de todas as novidades disponíveis no mercado.

PONTOS IMPORTANTES

Estoque :

Além de bom atendimento, ótimas ofertas, seu negócio deve estar com o estoque abastecido, porque a procura vai crescer caso você anuncie as ofertas.

Para investir na Black Friday é preciso ter planejamento para atender essa alta demanda. Você precisa disponibilizar uma quantidade certa de produtos e para isso, realizar um inventário de controle de estoque, antes desse período, é algo muito importante a ser feito.

Pois, se houver ruptura, isso pode impactar na satisfação do público, prejudicar suas vendas e invalidar a campanha de Black Friday. No entanto, faça um cálculo e tenha uma meta de vendas, pois, caso sobrem muitos produtos, o prejuízo pode ser grande.

Abastecimento : 

Outro aspecto muito importante é o abastecimento dos estoques. Pois, se os fornecedores não disponibilizarem as mercadorias em tempo hábil, pode prejudicar as vendas e comprometer toda a campanha.

Por isso, para preparar o supermercado para a Black Friday, é importante que você tenha um cronograma que considere a realização dos cadastros, formulação de preço, fotos e etc. Para que você tenha uma boa experiência de venda e evite dores de cabeça.

Logística : 

Preparar a logística na Black Friday, também é um ponto muito importante neste processo. Principalmente lembrando que seu DELIVRE vai sofrer uma demanda maior de entregas. 

Com a alta demanda de pedidos e também de chegada de mercadorias, arquitetar um plano para atender o público, sem ter prejuízos financeiros e nem comprometer a experiência do cliente é um grande desafio.

Para superá-lo, você terá que identificar a demanda e estruturar a logística, pensando em atender o seu cliente em qualquer ponto da cadeia de distribuição. 

 

 

 

 

 

 

 

Cuidado Com A Black Fraude

Outro ponto de destaque para a campanha da Black Friday é oferecer descontos reais, para não virar “Black Fraude”.

Para quem não conhece a expressão, é quando o comerciante aumenta seu preço antes da semana de promoções para ele vender o seu produto com quase nenhum desconto. Esse método acaba com a credibilidade da marca, pois a opinião pública vai gerar um marketing negativo pesado contra sua empresa.

Para isso não acontecer, a palavra é planejamento. Se organize, negocie com fornecedores, pense em cada detalhe do seu negócio, se antecipe aos problemas, assim as chances de você conseguir verdadeiros descontos são maiores.

Lembre-se que o consumidor, nesse período, quer preço, e exige descontos reais. Então, proporcione isso e faça uma boa campanha em cima da estratégia montada.

Relacionamento

Técnicas modernas e adequadas ao seu supermercado

O período da Black Friday é excelente para criar e manter laços com os clientes. Deixe sua base de contatos informada, envie dicas sobre mercado, tendências, curiosidades, entre outros. Use a criatividade!

Relacione com o seu lead de forma pessoal e humanizada antes da Black Friday, pois assim você já começa a estimulá-lo a fechar a compra na data do evento.

Fazer esse tipo de contato faz sua marca ser lembrada e agrega valor ao seu produto, mas evite falar de venda o tempo todo, viu?

Invista Em Marketing Digital

Técnicas modernas para o seu supermercado

Por último, mas não menos importante, temos o marketing digital. Algumas ações da área já foram citadas neste artigo, como as ofertas e descontos reais, relacionamento com lead, entre outros, mas, boas dicas nunca são demais, não é mesmo?

Então, para preparar o seu supermercado para a Black Friday, invista em estratégias nas redes sociais, seja presente e interaja com o seu público. Com pouco investimento empregado nos links patrocinados, você pode ter um retorno satisfatório para sua campanha. Então, não perca tempo!

Pense também na identidade visual do seu site, um website organizado e eficaz faz toda a diferença. Sendo assim, tenha uma excelente equipe de marketing para contribuir com toda a identidade da campanha e desenvolver uma estratégia eficaz.

Além disso, o marketing digital pode ser eficaz e amarrar toda a sua campanha, com e-mails marketing, anúncios estratégicos e conteúdos de valor, é possível atrair ainda mais o público.

Portanto, se o seu supermercado tem um e-commerce, essa é uma dica de ouro para estruturar uma boa campanha de vendas durante a black friday. Acione o seu time de TI e deixe o site impecável para receber o público.

Conte Com a Tecnologia

De uma coisa é certa, o futuro do supermercado depende do auxílio da tecnologia. Pois, perante  todas as necessidades para preparar o supermercado para Black Friday e criar uma campanha de sucesso, reduzindo ao máximo o risco de falhas, fazendo tudo no manual você não vai garantir 100% dos resultados.

 

Um sistema de gestão podem otimizar todos os processos da equipe, reduzir os erros e apresentar números em cima de toda a sua estratégia, para então, direcionar tomadas de decisão assertivas.  

Com essas dicas desse artigo, você vai poder se planejar melhor para fazer a maior Black Friday da história do seu supermercado.

Conte Com a Comunicação Visual

Saber como preparar uma comunicação para a Black Friday vai muito além de apenas divulgar suas promoções. É preciso ter sua linha de comunicação com antecedência para a data, a fim de aumentar a expectativa e chamar a atenção de mais clientes na sexta-feira. E na hora de elaborar a comunicação visual, podemos destacar alguns itens que você pode aplicar em seu comércio, como: cartazes, splash, placas e muito mais com preços especiais. 

Com isso seu cliente saberá o valor de tudo sem precisar perguntar e se sentirá à vontade dentro da loja para pesquisar e comparar os preços. Para isso é importante facilitar a maneira que o consumidor encontrará as promoções. A aplicação de etiquetas Black Friday nas prateleiras dos produtos ajuda a sinalizar que o produto se encontra em promoção, assim como a utilização de wobblers nas prateleiras que destaca e chama a atenção para aqueles preços mais impactantes. 

Capriche na sua fachada

Sua fachada é a porta de entrada para atrair e despertar a atenção de mais clientes. Durante a Black, ela funciona como um indicador para mostrar ao cliente que você está no jogo, com promoções e também como um painel para a divulgação dos descontos que estão sendo oferecidos pelo seu supermercado, o que a torna um dos principais focos para montagem durante a data. 

Destaque os produtos com descontos

usando splash e cartazes

Os cartazes e splash podem ser colocados próximo à entrada da loja para divulgação, também pode ser colocado na lateral ou pendurado ao lado do produto para indicar sua oferta. São opções baratas e eficientes para divulgação de campanhas de marketing, e possuem um poder de atração para chamar mais atenção para os maiores descontos. 

Tenha uma comunicação visual harmoniosa 

Embora a Black Friday exija uma comunicação mais atraente, é importante que todos os elementos visuais sejam coordenados entre si e alinhados com a linha visual da loja para criar um ambiente agradável.

Apesar de parecer uma tarefa um pouco difícil, saber como preparar uma comunicação para a Black Friday de maneira correta é essencial donos de mercantis aumentarem as suas vendas e ampliarem a sua base de clientes. 

Uma peça importante 

Só faltou agora uma peça importante de venda da Black Friday.... é quem expõe os cartazes nos produtos sempre com a melhor arte o cartazista.

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